segunda-feira, 25 de março de 2013

INCLUSÃO E EXCLUSÃO - Plinio Ventura Nunes Filho



A história da humanidade é um movimento contínuo e é construída através da dialética cotidiana. Vive-se numa época onde se defende o processo de inclusão como uma das características humanas mais corretas e aceitáveis de se providenciar perante a sociedade, mas este não é tão simples, pois não dispomos de uma estrutura, nem humana quer dirá física adequada para tal, o que dificulta ainda as providências para a inclusão. Interessante perceber como estamos despreparados para a inclusão embora convivamos há tanto tempo com as deficiências. É impressionante; mas ainda hoje não queremos ver; recusamo-nos a aceitar.
Podemos afirmar que no Brasil há uma farta legislação, teóricos, decisões, encaminhamentos para uma educação inclusiva de todos. De outro lado nos deparamos com um distanciamento com o cotidiano escolar, a vida e aprendizado dos alunos, da concepção de educação dos professores e principalmente da forma de gerenciar a escola e todo o sistema educacional. Para que a inclusão se efetue, não basta estar garantido na legislação, mas demanda modificações profundas e importantes no sistema de ensino.
O termo inclusão já traz implícito a ideia de exclusão, pois só é possível incluir alguém que já foi excluído. A inclusão está respaldada na dialética inclusão/ exclusão, com a luta das minorias na defesa dos seus direitos.
Ao falarmos de inclusão escolar precisamos repensar o sentido que atribuímos à educação, além de atualizar nossas concepções e ressignificar o processo de construção de todo o indivíduo, compreendendo a complexidade e amplitude que envolve essa temática.
Também é necessária uma mudança de paradigma dos sistemas educacionais centrando-os no aprendiz, levando em conta suas potencialidades e não apenas as disciplinas e resultados quantitativos, favorecendo uma pequena parcela dos alunos.
A ideia de uma sociedade inclusiva se fundamenta numa filosofia que reconhece e valoriza a diversidade, tem como horizonte os Direitos Humanos e sinaliza a necessidade de se garantir o acesso e a participação de todos.
O paradigma da inclusão vem ao longo dos anos, buscando a não exclusão escolar e propondo ações que garantam o acesso e permanência do aluno com deficiência no ensino regular. No entanto, o paradigma da segregação é forte nas escolas e com todas as dificuldades e desafios a enfrentar, acabam por reforçar o desejo de mantê-los em espaços especializados.
Precisamos também considerar o professor, pois é difícil repensar sobre o que estamos habituados a fazer, além do mais a escola está estruturada para trabalhar com a homogeneidade e nunca com a diversidade. A tendência que se tem é focar as deficiências dos nossos sistemas educacionais no fracasso escolar, no déficit de atenção, na hiperatividade e nas deficiências onde o problema fica centrado na incompetência do aluno.
Temos que diferenciar o processo de integração, onde tudo depende do aluno e ele é que tem que se adaptar buscando alternativas para se integrar, ao da inclusão, onde o social deverá modificar-se e preparar-se para receber o aluno com deficiência.
Para o processo de inclusão escolar é preciso que haja uma transformação no sistema de ensino que vem beneficiar toda e qualquer pessoa, levando em conta a especificidade do sujeito e não mais as suas deficiências e limitações. A inclusão precisa ser feita com a responsabilização da coletividade.
A pessoa portadora de necessidades especiais tem muito a nos ensinar sobre o preconceito, a capacidade de superação, a resiliência, o perdão. Nossos projetos devem ser estruturados de tal forma que as contemplem e assegurem sua satisfação diante do que lhes é oferecido. Ninguém melhor que a própria pessoa portadora de necessidades especiais para avaliar os benefícios e a conveniência de determinada medida ou situação. A questão é a de interagir para com a cidadania, ou seja, defender os direitos e os deveres instituídos para as pessoas portadoras de deficiências, saber mediar atitudes que venham amenizar as dificuldades respeitando os indivíduos como seres humanos, portadores também de sentimentos e capazes de aprender e ensinar.

0 comentários:

Postar um comentário